Visitação (PECG)

O Parque Ecológico do Córrego Grande (PECG)  é uma área verde de 21,3 hectares, entre os bairros do Córrego Grande e Santa Mônica, integralmente em área urbana, apresenta relevo plano, cortado por cursos d'água, tem mais de 100 espécies de árvores identificadas.
O Parque tem 3 trilhas( Palmiteiro, Pau-Jacaré e Garapuvu) e uma pista de caminha de 1km onde diariamente os visitantes utilizam para seus exercícios físicos. As trilhas são curtas e leves sem muitos obstáculos a não ser as grandes raízes das árvores que se deve tomar o cuidado para não tropeçar.
O espaço do parque é utilizado para realização de atividades de recreação, lazer, encontro de grupos de amigos, meditação, educação ambiental, pesquisa e cultura.
Dentro do parque há com uma equipe de educadores ambientais que desenvolvem alguns projetos de Educação Ambiental. Os grupos organizados interessados em visitar podem agendar previamente e o parque dispõem de monitores que os guiam nas trilhas contando um pouco do histórico do parque, fauna e flora local, produção de mudas, compostagem e assuntos pertinentes.
Dentro do Parque também existem 3 oficinas: Oficina de Papietagem, Oficina de Papel Artesanal, Oficina de Sabão com óleo de cozinha usado.
Existe um quiosque da Família Casca com um ponto de entrega voluntario onde se recebe óleo para posteriormente virar sabão e biodiesel, também recebe resíduos orgânicos para a compostagem feita dentro do parque. No PEV também podem ser entregues resíduos de informática que são encaminhados para o CDI (Comitê de Democratização da Informática)
Os visitantes também podem visitar o viveiro de mudas e conhecer o processo de produção e saírem com uma muda de lá.
A Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina também desenvolvem alguns projetos no parque, como o projeto de Insetos do Parque, e o atendimento no Borboletário (Biologia UFSC). Ainda há o programa de caminhada orientada do posto de saúde do Córrego Grande, Caminhada dos alunos da UDESC, Grupo de idosos, aulas gratuitas de Tai chi chuan, yoga e capoeira, entre outras atividades interessantes.
Entre a fauna existente no Parque existem alguns animais domesticados como galinhas, galos, patos e coelhos, mas também dependendo da hora do dia é possível se observar diferenciados tipos de pássaros como Biguás, Garças, Araquã, Papagaios, Tucanos, Gralhas, pequenos mamíferos como os gambás, um grupo de cerca de 40 saguis, répteis como o jabuti, jacaré do papo amarelo e Cágados. Entre os ofídios a única serpente que se deve prestar mais atenção é a cobra-coral, espécie que apesar de peçonhenta é bastante pacífica e fácil de se observar quando no meio do caminho devido a sua chamativa cor vermelo-preto-branco, no qual nunca se teve registro de acidente na área do parque, as demais cobras que habitam o ambiente são cobra cipó, cobra de vidro e cobra d’ água. Também é possível avistar alguns anfíbios como pererecas e cobra cega.
Dentre a flora nativa local tem sê alguns exemplares como o Pau-Brasil, Garapuvu, Embaúba, palmiteiro, araribá amarelo, paineira entre muitas outras.
O parque possui também duas quadras de areia (vôlei e Futebol), uma academia de ginástica, um playground para crianças, um anfiteatro, mesas para piquenique além de diversos bancos espalhados.

Está localizado na Rua João Pio Duarte Silva, nº. 535, no Bairro Córrego Grande, funciona todos os dias, das 7 às 18 horas. As visitas monitoradas são realizadas de segunda a sexta, com agendamento prévio.

  


Visão área do parque.

atualizado em junho de 2014.